Conheça nosso Projeto Terapêutico Completo:
Diante da análise institucional, observa-se que o tratamento realizado na Associação Movimento Renascer- AMR está centralizado na convivência entre os pares e parte Espiritual. Porém, entende-se que a dependência química é uma doença que vem afetando o comportamento do indivíduo e o seu meio. Além disso, essa indisposição vem desencadeando outros fatores que interfere tanto no psíquico, como no físico e também na vida social do ser humano. Com a finalidade de melhorar o trabalho como um todo na Associação em tela, surgiu então a ideia de se construir um projeto, no qual se faz necessário o envolvimento de demais pessoas que detenham conhecimentos embasados que possam auxiliar nesse processo de recuperação e reinserção social.
Público Alvo:
Pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos, que se encontra em situação de vulnerabilidade social devido ao uso ou abuso de substâncias psicoativas.
Objetivo Geral:
Acolher, incentivar a motivação dos residentes para continuar o tratamento e despertar de maneira crítica e reflexiva os valores essenciais da sua vida que foram deixados de lado a partir do momento que se envolveu com as drogas.
Objetivo do Projeto:
Construir um programa terapêutico, que sirva de instrumento de orientação sobre como lhe dar com a questão da drogadição.
Objetivos específicos:
- Estimular o desejo de continuar com o tratamento;
- Ajudar o residente se conscientizar, que é possível ter uma vida significativa sem se envolver com as drogas;
- Criar novas alternativas para se obter uma vida mais saudável;
- Oferecer através dos programas existentes na rede novas oportunidades para conquistar a reinserção social;
- Incentivar os residentes a manter um ambiente acolhedor, que favoreça através da reflexão descobrir qual de fato é o sentido para sua vida;
- Proporcionar aos internos novos mecanismos, para que este possa resgatar sua autoestima bem como os vínculos familiares e sua autonomia.
Justificativa:
Identificando o espaço da AMR como uma alternativa de atendimento psicossocial, visando em todo contexto o dependente químico como sujeito de direitos e por certo o alvo principal a ser trabalhado, requer uma maior compreensão no que diz respeito à dependência química, pois esta, além de está presente nas mais diversas políticas sociais, seja saúde, assistência social, educação é também, a mais nova expressão da Questão Social. Portanto, diante dessa problemática, surgiu o interesse de construir um projeto terapêutico bem definido que possa contribuir para que o atendimento seja norteado na sua totalidade respeitando assim, a subjetividade dos residentes bem como de seus familiares.
Haja vista, que a abordagem psicossocial dentro da instituição se faz necessário, pois o ser humano possui uma individualidade e uma essência própria que deve ser levada em consideração. Vale ressaltar, que essa abordagem generaliza todas as ações realizadas pela equipe técnica no ambiente institucional. No que tange as ações desenvolvidas dentro da instituição, podemos citar;
- Encaminhamentos diversos para rede sócio-assistencial;
- Atendimento individual ou em grupo;
- Feed back das intervenções;
- Acompanhamento médico, entre outros;
- Palestras;
- Reuniões sócio-educativas;
- Reuniões com outras instituições;
- Oficinas, sejam lúdicas ou outras modalidades;
- Musicoterapia;
- Lazer, os mais variados possíveis;
- Terapia familiar individual ou em grupo;
- Visitas a outras instituições;
- Regularização de documentos.
- Atividades físicas;
- Laborterapia;
A saber, as ações desempenhadas pela equipe técnica, aponta para o que chamamos de “Direitos Humanos”. Ou seja, resguardar os valores essenciais das pessoas como a igualdade, solidariedade, informação e o convívio com o meio ao qual está inserido. Lembrando, que a AMR propõe ao dependente químico, uma preparação de ensino aprendizagem que irá prepará-lo para viver em um mundo abastado de drogas, porém sem usá-las. Portanto, ao se conscientizar da importância do tratamento, o residente terá maior oportunidade de se realizar como cidadão e consequentemente alcançar novo estilo de vida.
Em suma, o corpo clínico dentro da instituição poderá contribuir para o bom funcionamento da associação. Haja vista, que o fortalecimento Espiritual, Psíquico e Físico serão favoráveis para que o dependente químico possa manter-se limpo e fortalecido.
Enfim, a AMR tem como:
Missão:
Valorizar o indivíduo como ser humano, e promover a sua reinserção na sociedade despertando-o para o exercício da cidadania, autonomia e o autocontrole para reconstruir os vínculos familiares e consequentemente manter uma vida saudável sem se envolver com substâncias psicoativas. É uma entidade que zela pela integridade dos acolhidos que necessitam de um ambiente protegido, sendo norteada por subsídios que se fazem necessários para o tratamento dos residentes bem como sua permanência.
Metodologia:
Esse projeto foi desenvolvido a partir da observação participante, no qual deu origem a questão central a ser trabalhada pela autora do referido projeto e pelos demais integrantes envolvidos na associação. Foi realizado atendimento individual e atividade em grupo com o propósito de conhecer empiricamente quais motivos de fato leva o ser humano se tornar dependente de substâncias psicoativas.
A partir do conhecimento da realidade apontado por alguns internos, o trabalho desenvolvido dentro da AMR, terá a visão voltada para o todo, visto que, as ações dos profissionais é que irá nortear o processo de recuperação dos residentes, bem como no convívio sócio- familiar.