artesanato
A arte possibilita a expressão de sentimentos. Desvelar talentos, criatividade e descobrir novas habilidades.
Clique para ver em tamanho maior as fotos
Acreditamos na recuperação do ser humano, prestamos serviços de assistência social à dependentes químicos e seus familiares há mais de quinze anos. Contribuímos com a sociedade cuidando de pessoas que sofrem por envolverem-se com drogas, e, em decorrência do vício abandonam os estudos, o trabalho, alguns ingressam em práticas criminosas para sustentar o vício e sentem impossibilitados de saírem sozinhos da situação em que se encontram.
Para devolver autonomia, empoderamento e autoestima dos nossos assistidos, desenvolvemos o trabalho com profissionalismo necessário ao desafio de tratar o dependente químico.
É premissa básica do nosso trabalho o compromisso e respeito à garantia dos Direitos Humanos e toda legislação vigente.
Prestação de assistência social, a pessoas adultas do sexo masculino, que desejam, voluntariamente, abrigamento em caráter residencial temporário, por período de 6 (seis), e, em caso de necessidade, após avaliação técnica, podendo estender o prazo por mais três meses, sendo no máximo 9 (nove) meses.
Clique para ver em tamanho maior as fotos
Oferecemos orientações e apoio aos familiares para que possam lidar melhor com a dependência química e a co-dependência.
Em nossas intervenções procuramos ajudar a construir e/ou reconstruir as relações familiares e sociais. Estimulamos o envolvimento da família durante o processo de tratamento para ajudarmos nas questões de ambivalência de sentimentos, dificuldade de comunicação e verificar na relação familiar possíveis elementos que interferem no tratamento e na recaída ao vício. Acreditamos que a modificação do núcleo familiar, com o qual o paciente convive cotidianamente, pode influenciar positivamente na manutenção da sobriedade após a alta clínica. Neste sentido, motivamos os familiares a participar das reuniões mensais feitas na instituição e também buscarem grupos de ajuda mútua (na comunidade em que residem) para compreenderem melhor a dependência química e a co-dependência.
Segundo Soares (2002), “a família é a célula social responsável pela transmissão da ideologia dominante, dos valores morais, dos pensamentos e da cultura. Ela é o elo intermediário entre o social e o indivíduo.” (SOARES, 2002, p. 53).
Clique para ver em tamanho maior as fotos
O Programa Terapêutico apresentado é coerente com a concepção da Organização Mundial de Saúde, que definiu em 22/01/1998, que “Saúde é um estado dinâmico de completo bem estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença”. Oliveira e Junges ressaltam que: “A Organização Mundial de Saúde (OMS), incluiu a dimensão espiritual no conceito multidimensional de saúde, remetendo a questões como significado e sentido da vida, e não se limitando a qualquer tipo específico de crença ou prática religiosa. (OLIVEIRA; JUNGES, 2012)
As práticas de espiritualidade dentro da instituição são respeitosas, baseadas no Evangelho. O acolhido pode escolher se participa ou não do momento de espiritualidade, na instituição e/ou em visitas externas.
Clique para ver em tamanho maior as fotos
A instituição possui um espaço físico amplo, que favorece a prática de atividades esportivas, como futebol, vôlei, peteca, ping-pong e possuímos uma pequena academia com aparelhos.
Clique para ver em tamanho maior as fotos
Por meio dos estudos e qualificação profissional trabalhamos a (re)construção da identidade, o resgate de autoestima, a reinserção social, autonomia e ajudamos na elaboração de um projeto de vida, com metas a serem alcançadas a curto e em longo prazo, de acordo com aptidão e interesse do acolhido.
Clique para ver em tamanho maior as fotos
Ofertamos oficinas para reaproveitamento de materiais reciclados – Fabricação de vassouras a partir de embalagens PET com baixo custo operacional que os ajudam a pensar em possibilidades de ganhos extras quando deixarem a instituição.
Clique para ver em tamanho maior as fotos
O programa visa a preparação dos acolhidos para o retorno à sociedade, por meio de estratégias de promoção de saúde, educação e qualificação para o mercado de trabalho, para que não se envolvam (novamente) com atividades ilícitas, criminalidade ou tráfico de drogas. Pretende-se despertar o desejo de crescimento contínuo e saudável, valorização pessoal e familiar, alcançar novas perspectivas de vida, resgatar a dignidade e valores diretamente relacionados ao trabalho, principalmente, reintegrá-los assertivamente na sociedade.
Clique para ver em tamanho maior as fotos
O objetivo principal das oficinas profissionalizantes é motivar e desvelar talentos dos acolhidos durante o tratamento, capacitando-os e qualificando-os para o mercado de trabalho ou até mesmo para que possam iniciar um negócio próprio. Pretende-se despertar interesses por atividades que possam gerar rendimento financeiro por meio do trabalho. Aos acolhidos que tem interesse, oferecemos:
Aulas práticas de:
Clique para ver em tamanho maior as fotos